Processo criativo por trás do @postandotrechos

sábado, 19 de dezembro de 2015
Olá, leitores!!

O nosso post de hoje vai falar um pouquinho sobre o meu processo criativo e toda a organização envolvida nas postagens que são feitas no nosso Instagram. Para quem não sabe, esta foi a nossa primeira rede social (e a nossa principal) e postamos diariamente duas fotos com trechos de livros (por isso o nome “Postando Trechos"). Para isso, há todo um processo envolvido para que eu possa continuar postando com frequência e ainda assim dar conta das outras redes sociais, estudar para a faculdade e ler todos os livros que preciso ler, sempre dentro dos prazos.

Para que tudo isso dê certo, eu tiro todas as fotos nas manhãs de domingo. Tenho arquivos no computador onde anoto todos os trechos conforme vou lendo ou encontrando na internet publicados por editoras ou mesmo pelo skoob. Deixo tudo guardado e no domingo de manhã eu escolho 7 trechos de livros que eu tenho em casa e 7 trechos de livros que não tenho, para que as fotos possam ser alternadas entre “Com livro” e “Sem livro”. Depois de selecionados os trechos, eu pego minhas canetinhas, meus bloquinhos e começo a produzir:















Depois de todos os trechos copiados, eu os separo e começo a tirar as fotos. Passo mais de uma hora tentando fazer as fotos ficarem suficientemente boas para serem postadas. Meu parâmetro é que as fotos me agradem, porque sei que é impossível agradar a todos e por isso pelo menos eu preciso gostar do que estou fazendo. A casa fica uma bagunça nessa hora! Move cadeira, tira enfeite de mesa, tira enfeite de estante, carrega enfeite do quarto para tirar foto na estante, deita no chão, sobe no sofá, tudo isso para tentar encontrar o melhor ângulo e deixar a foto o mais diferente possível e ainda assim bonita.



Geralmente eu acabo tirando mais de 100 fotos, às vezes mais de 200, para escolher quais ficaram melhores no computador. As fotos dessa semana, tiradas no domingo passado, foram inicialmente 107 e resultaram em 17 fotos. Preciso de 14 para a semana inteira, mas às vezes gosto de uma mesma foto de dois tipos diferentes e mantenho para escolher na hora de postar.

Antes

Depois

Com as fotos já escolhidas, eu faço uma arrumaçãozinha em iluminação, nitidez e coloco a marca do nosso instagram (para evitar roubos sem os devidos créditos, como já aconteceram algumas vezes). A diferença da foto original para a foto pronta é pequena, mas dá uma avivada melhor na imagem.




Por fim, para que eu possa postar de qualquer lugar que eu for, eu envio as fotos para o meu e-mail. Todos os dias de manhã e de noite eu seleciono a foto que desejo postar e envio para o Instagram.




Fazer tudo isso toda semana dá um trabalho enorme, mas é muito legal ver as pessoas curtindo, comentando e compartilhando os trechos postados lá. Também publico os trechos na nossa página no facebook e no nosso twitter. Para quem não segue, nos conheçam também nas nossas outras redes sociais. ;)

É isso, espero que tenham curtido conhecer um pouco mais sobre como funciona a dinâmica do trabalho. Até a próxima!


14 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

14 comentários:

  1. Olá!!
    Que legaaal! Adorei seu post e o seu copo também. Você é muito organizada! Parabéns.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Adoro suas fotinhas não sabia que davam tanto trabalho rsrs
    Continue assim fotografando trechos fofos ^^

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Dão sim, mas é bem gostoso de fazer tudo isso. *_*
      Obrigada!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Brenda!
    Primeiro queria dizer que adorei o novo layout do blog, ainda não tinha visto, está lindo! <3
    Em segundo lugar: parabéns! Imagino mesmo como deve ser cansativo todo esse processo mas extremamente gratificante, né?
    Eu tenho grandes problemas em deixar os instas (tanto o meu pessoal como os dos meus 2 blogs) atualizados por conta do meu celular... Agora que as coisas têm melhorado um pouco, por isso imagino o trabalho...
    Mais uma vez parabéns, adorei a postagem, sempre que puder traz mais dos bastidores, ahahahha.

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois É! Cansa, mas é muito gostoso ver tudo pronto e funcionando bem. *_* Nossa, 3???? Corajosa. Muita força e sucesso para você também. hahaha

      Pode deixar. :P

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Brenda !
    Queria te parabenizar por todo esse trabalhão ! E que trabalho lindo ! Adoro seus post's, tanto aqui quanto no insta..
    Te desejo tudo de bom *-*
    Beijos
    www.sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa! *_* Fico muito feliz que goste. Obrigada mesmo!

      Beijos

      Excluir
  5. Noooooooossa que trabalho :( Pior que as vezes as pessoas não sabem, mas manter algo do tipo dá um trabalhão :P Mas o resultado final fica ótimo né? Amei <3
    Eu não uso o insta, só o blog mesmo. Mais por falta de tempo do que qualquer outra coisa :( E esse ano as coisas vão ficar ainda mais apertadas (tempo) aqui deste lado :P
    beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Parece simples. Mas acho que quando a gente gosta, é divertido fazer tudo isso. Só é preciso se organizar muito mesmo...
      Sei bem como é. As vezes me embolo, mas tento ao máximo me dedicar aos dois.
      Então uma boa sorte nesse próximo ano ai!!

      Beijos

      Excluir
  6. OLÁ Brenda!

    Que trabalhão hein amiga, mas enfim eu já comentei no ig, acho muito lindo e fofo as suas postagens de trechos, uma mais linda que a outra e Parabéns também pelo seu Blog, lindo também muito fofo, incrível mesmo!
    Parabéns gata ! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá! Bem vinda aqui também. hahaha Obrigada, viu? *_*

      Beijos

      Excluir
  7. Que bacana! A gente vê uma foto bonita e nem pensa no trabalho que dá para fazer! Parabéns! Feliz ano novo!!
    http://virtualcheckin.blogspot.con

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. *_* Obrigada.

      Feliz ano novo para todos nós!
      Beijos

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo