Resenha – O terraço e a Caverna

domingo, 23 de julho de 2017
Título: O terraço e a caverna
Autor(a): Maurício Limeira
Número de páginas: 274


Por: Brenda Sousa 

Quinha é uma garotinha que sofre de uma síndrome rara, porém muito perturbadora. A Síndrome das Pessoas Inexistentes isolou Quinha no seu próprio mundo, num terraço de um prédio de luxo onde mora no Rio de Janeiro. Não fala com ninguém, além de um gato imaginário, nem mesmo com sua família. Os anos passam e a situação só piora, assim como o sofrimento dos familiares da garota.

Paco é um garoto pobre, que anda de cadeira de rodas e vive em uma caverna, também no Rio de Janeiro. Mal tem uma vida social, e as dificuldades que enfrenta no dia a dia com sua família são enormes. Através de alguns ajustes, Paco ganha um computador e ele é instalado através de um gato de energia elétrica para dentro da caverna.

É pelas redes sociais que os familiares de Quinha tentam interagir com ela, sem sucesso. Mas Paco consegue mais. Algo inédito. Quinha começa a interagir com suas postagens e eles começam a conversar. Talvez o encontro entre essas duas crianças, de mundos tão distintos, possa valer a pena para ambos os lados.


O enredo de “O terraço e a caverna” me deixou bastante empolgada para entender o pouco mais a história de cada personagem e como esse encontro se desdobraria. Alguns pontos da história me emocionaram bastante, especialmente na relação de Paco com sua família e entre ele e Quinha, porém, apesar do potencial, acho que a história poderia oferece muito mais aos leitores.

Senti que esse encontro entre eles demorou muito a acontecer, de modo que as expectativas foram crescendo e não foram 100% atendidas. Achei linda a forma poética como o livro é escrito, para além dos próprios poemas presentes nos capítulos, porém em alguns momentos fiquei bastante confusa com o caminhar da história, o que deixou alguns trechos cansativos. Em geral, eu diria que a história poderia, de fato, ter sido muito mais proveitosa se os fatos fossem um pouco mais fluidos, porém ainda assim percebo um tom de poesia bem interessante e não tão cansativo em algumas partes. O livro promove também algumas reflexões que podemos levar para o nosso dia a dia, o que foi algo que também me conquistou durante a história. 





Brenda Sousa
21 anos. Baiana. Blogueira, leitora viciada, apaixonada por séries de TV. Graduanda em Fonoaudiologia. Criadora do @PostandoTrechos
2 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

2 comentários:

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo