Resenha - A Princesa da Lapa

terça-feira, 8 de novembro de 2016
Título: A princesa da Lapa
Autor: Danilo Barbosa
Número de páginas: 304
Editora: Universo dos Livros



Por: Brenda Sousa

“Não hesite, há milhares de possibilidades à sua espera. Basta um pouco de fé. Basta ver o que há de fantástico na vida, por onde passar e, o mais importante, nunca se esquecer de que somos capazes de construir os nossos próprios contos de fadas.”
A princesa da Lapa, Danilo Barbosa

Jonas é um escritor de romances que, no momento, vive uma decepção amorosa avassaladora ameaçando destruir sua vida e tudo aquilo que ele acredita de bom. Correndo atrás da sua amada, tentando entender como a sua história se perdeu tão drasticamente, Jonas chega ao fundo do poço. Como se já não bastasse, ainda sofre pressão para escrever mais um livro e publicá-lo em breve, mas a sua atual situação não ajuda em nada. É em um dos seus momentos de bebedeira que uma pessoa importante cruza o seu caminho, destinada a mudar sua forma de enxergar a vida.

Larissa é uma senhora com uma rica história no seu passado. Essa história ameaça se perder e ela sabe que precisa fazer algo para eternizar tudo que passou. Em um de seus sinais recebidos do falecido marido, ela, sua amiga Lalinha e o marido saem de madrugada, sem rumo. Nessa jornada, Larissa encontra Jonas jogado no meio da rua, tentando se recompor e o acolhe dentro do carro, levando-o para a sua casa, onde o acolhe em sua biblioteca. Jonas desperta um tanto quanto perdido, tentando compreender aonde se encontra. Ao descobrir que habita uma biblioteca, Jonas se aventura em meio aos livros, arriscando até abrir alguns deles. Em todos, há a inicial “R” marcada e, guiado pelo seu faro de escritor, a curiosidade lhe alcança. Quem será “R” e porque todos os livros tem essa inicial marcada? 


Larissa logo se apresenta ao rapaz e de cara é questionada sobre a assinatura em todos os livros. Mal sabia ele que estava imergindo num mundo de histórias ricas, cheias de fantasia e realidade se misturando. Larissa havia finalmente encontrado aquele que eternizaria a sua história, a história da Princesa da Lapa e dos poderes que por tanto tempo ele exerceu sobre qualquer um ao seu redor. E, de volta aos anos de guerra, Jonas começa a ouvir a história de Larissa desde que fora deixada na “Casa dos Prazeres” até o presente momento.

Logo de cara eu digo que sou apaixonada pela capa do livro, e não me julguem por isso. Hahaha’ Preciso dizer que durante toda a minha leitura estive encantada com a escrita de Danilo Barbosa nessa história. Esse livro, mais do que qualquer outro que já li até então, pode ser definido por mim com uma única palavra: poesia. São 304 páginas e no fim das contas eu fiquei repetindo para mim mesma como a história conseguiu ser tão bonita, tão singela, e tão mágica (em vários sentidos) ao mesmo tempo. Eu tive, desde o princípio, uma visão bem clara da Casa dos Prazeres e dos acontecimentos ali registrados, assim como pude registrar claramente os personagens no meu imaginário. A descrição e a sequência dos fatos são uma delícia de acompanhar e é tudo bem diferente da maioria dos livros que estamos acostumados a ler. Não há tanta ação, paixões avassaladoras cheias de romance, mas realidade, a dura realidade de um período mundialmente conturbado e que se refletiu nos cantos da Lapa, no Rio de Janeiro.


Para além da história, o que mais me surpreendeu foi a habilidade de Danilo Barbosa em escrever dois livros tão bons e de gêneros TÃO diferentes. Para quem acompanha o blog, o Danilo é autor também do livro Arma de Vingança (RESENHA AQUI), que traz uma história também muito forte, porém EXTREMAMENTE diferente desta. Por fim, fica a indicação. A Princesa da Lapa me remete a uma história de época, que carrega toda a magia e sofrimento do período na qual se passa e que traz lindas lições até a última página.




9 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

9 comentários:

  1. Oi, Brenda.
    Eu não conhecia o livro mas estou em uma fase onde fantasia não me agrada e não me chama atenção. Eu pretendo ler o livro em breve, a premissa parece ser realmente boa, mas sinto que agora não é uma boa hora.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo. O livro é um misto de realidade e fantasia, mas a gente tem esses momentos na vida de leitora mesmo! :D

      Beeeeijos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Opa, que maravilha!! Fico feliz que tenha despertado interesse!

      Beijooos!

      Excluir
  3. Oii Brenda

    Eu já vi a capa desse livro na Amazon, mas nem imaginava de que se tratava, a história realmente parece ser interessante e depois de ler uma resenha tão positiva, com certeza esse livro merece entrar na listinha.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem gostosa, Alice! :D Espero que possa ler e curta também!

      Beeeeijos

      Excluir
  4. Olá, Brenda.
    Bom ver um autor nacional brilhando em dois gêneros tão distintos.
    Fiquei curioso com a obra. Acredito que eu daria uma chance.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo