Resenha – No fio da vida

terça-feira, 22 de dezembro de 2015
Título: No fio da vida
Autor(a): Paulo Azevedo
Número de páginas: 221
Editora: Fólio Digital


Por: Brenda Sousa

“Pessoas boas surgem em nosso caminho o tempo todo, às vezes nossos corações viciados não percebem.”

No fio da vida, Paulo Azevedo

José é um rapaz de origem bem humilde, simples, nunca teve grandes oportunidades na sua infância. Sua mãe sempre foi muito dedicada e o auxiliou em tudo que pôde, enquanto seu pai sempre foi muito fechado, não demonstrava emoções e maltratava a mãe diariamente. O garoto cresceu num ambiente conturbado e não teria muitas perspectivas de melhora. Sempre fora muito estudioso e, aos 22 anos, já estava graduado em Direito por mérito próprio e, sendo um dos melhores alunos da turma, foi contratado por um de seus professores para um dos maiores escritórios de Direito Internacional da América Latina.

O pai de José sofreu um acidente no trabalho e perdeu uma perna. Daí em diante a vida da mãe do garoto virou um inferno ainda maior. José, crescendo na vida, decidiu mudar-se da casa dos pai e foi morar sozinho. Ficaram, então, a mãe, que sonhava em ser professora, e o pai, razinza, revoltado com a vida e buscando a morte. A mãe de José fora abandonada pelo pai quando tinha apenas 12 anos. Apesar disso, não deixou de gostar do pai ou sentiu raiva dele. Apenas compreendeu que ele precisava da mudança e continuou sonhando em reencontrá-lo.

“Há momentos na vida em que temos que decidir.”
No fio da vida, Paulo Azevedo.

No trabalho de José, havia um faxineiro, Cardoso, que desde o princípio lhe foi serviu muito como conselheiro. Logo quando chegou ao escritório, julgou um pouco que um faxineiro qualquer pudesse ser metido a filósofo, mas aos poucos percebeu que o seu ofício não limita a sua capacidade intelectual e se tornou grande amigo do senhor. Sempre lhe pedia conselhos, ajuda sobre como proceder.

José se envolveu com uma das secretários do escritório, bem mais velha que ele, e muito discreta. Por um bom tempo tiveram um relacionamento não sério e escondido e foram aos poucos se apaixonando. Nesse período, o pai de José faleceu e essa foi, de certa forma, uma libertação para ele e para a mãe, que passou a estudar e se formou em Pedagogia, virando professora. Dai em diante as coisas ficaram ainda melhores. José passou, sim, por alguns altos e baixos, grandes problemas (profissionais e amorosos) e, com a ajuda de Cardoso e o apoio da mãe, foi aprendendo grandes lições que só a vida é capaz de ensinar.

“Sonhos são bons; melhor é a realização deles.”
No fio da vida, Paulo Azevedo.

O que mais gostei no livro é que, a todo momento, lembrei-me da escrita de Augusto Cury e Paulo Coelho, a forma como eles nos ensinam as coisas com suas histórias e as mensagens por trás de cada acontecimento na vida dos personagens. Paulo Azevedo os teve como inspiração (o que só descobri no final do livro), além de muitos outros grandes nomes. Não é um livro de auto ajuda, mas é um livro que nos mostra como traçamos nosso caminho na vida e como todos os nossos passos tem importância para o nosso futuro.

A história nos mostra muito sobre valorizar o ser humano, independente do seu ofício, sua idade, sua religião, sua cor ou raça ou seu status social. Há muito para se aprender com este livro e é importante abrir os olhos para a quantidade de coisas lindas que podemos tirar dele. Gostei bastante da história, assim como do desfecho dela. Para quem curte livros do gênero, acho uma leitura muito interessante!


5 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

5 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Nossa, mas que livro bom ein?1 Fiquei super interessado em ler ele. Vou procurar um pouco sobre ele...
    Amei a sua resenha, gostei ainda mais dos quotes, que por sinal, foram maravilhosos.
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gostoso de ler!! Espero que possa lê-lo e curta.
      Tem vááários! Muitos outros serão postados no Instagram em breve.

      Beijos!

      Excluir
  2. Esse livro parece ser bom e é uma boa pedida de presente de Natal. Pena que não faz muito meu estilo de leitura, mas achei os quotes lindos.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim. É ótimo! Traz mensagens lindas e quotes maravilhosos!

      Beijos

      Excluir
  3. hahahahaha Te entendo perfeitamente. Mas se puder, leia. :D

    Beijos

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo