Resenha – A estranha mente de Seth

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015
Título: A estranha mente de Seth
Autor(a): Alana Gabriela
Número de páginas:  146
Editora: Autografia


Por: Brenda Sousa

“A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado.”
A estranha mente de Seth, Alana Gabriela

Seth R. é um jovem estudante de universidade, revoltado com as condições sociais e políticas do local em que vive. Desde pequeno enxerga os absurdos e as atrocidades a que a população está submetida e isso lhe motiva, cada vez mais, a fazer algo para acabar com toda a situação. Tem um amigo, ou, digamos, alguém mais próximo, com quem passa parte do tempo na faculdade e é obcecado por uma colega, Lauren. Ele a persegue por vários lugares, sob a justificativa de “protegê-la”, de impedir que ela deixe de ser imaculada e, para isso, faz desde coisas pequenas até agir contra o namorado da garota (de forma brutal). 

Durante toda a história vemos sinais da mente perturbada de Seth, vemos problemas de saúde surgindo, e, mais importante, vemos a sua aproximação com a professora Mary, da faculdade. Esse contato ocorre, desde o princípio, de forma excêntrica e Mary passa a conhecê-lo melhor do que qualquer outra pessoa. Eles se envolvem e por um tempo compartilham suas vidas por trás dos panos. Enquanto isso, Seth dá o seu melhor para ser aceito numa organização de rebeldes revolucionários contra o governo, treinando todos os dias, quase de forma militar, a fim de alcançar os maiores objetivos da organização. 

Seth é um garoto perturbado, com uma mente avançada, que não se preocupa com problemas corriqueiros. Está sempre a frente, se desliga do mundo e ignora quem quer que esteja por perto. Tudo que pensei durante a minha leitura (e que se intensificou no final) é que o nível de revolta de Seth levou-o à psicopatia. Foi assim que o enxerguei. Ele é um personagem extremamente bem trabalhado, complexo, cheio de problemas de um nível além do que somos capazes de entender e foi um dos pontos mais fortes desta história que tem tantos outros pontos a serem valorizados. 


“A língua é um órgão torpe, mentiroso e insano; a boca é um buraco negro em que não se pode confiar, pois segredos jamais estão a salvo ali dentro. A qualquer momento, alguém pode pensar em explodir pensamentos que antes estavam bem guardados.” 
A estranha mente de Seth, Alana Gabriela


A história não tem enrolação, assim como nos outros livros da Alana, e isso torna a leitura fluida e nos enche de ansiedade a cada capítulo. Quando fiz o post de primeiras impressões (AQUI), comentei que o livro era baseado em fatos reais e sobre o quanto isso me dá arrepios, independente do contexto. Passei o livro inteiro curiosa sobre quais eram esses fatos reais e, para a minha agradável surpresa, a autora nos explica, depois que a história acaba, de onde Seth surgiu na sua imaginação. Ela se baseou num personagem real da nossa história mundial, o qual foi responsável pelo pontapé inicial para a primeira Grande Guerra Mundial. Fiquei ainda mais fascinada com o empenho da Alana em buscar informações e bolar uma história tão rica, com um personagem possível de ser tão incrivelmente analisado e acompanhado. 


É o terceiro livro que leio da autora. São sempre histórias deliciosas, com os temas mais variados possíveis. Com “A estranha mente de Seth” não é diferente. Indico MUITO a leitura, especialmente para os que gostam de História Mundial. Aos que não gostam, vale a pena mesmo que não queira saber o que há por trás de tudo, afinal falamos de um livro bastante diferente do que estamos acostumados a ver e isso sempre faz a leitura ser ainda mais empolgante. 


Conheçam e acompanhem a Alana no seu blog: Pieces of Alana Gabriela.


17 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

17 comentários:

  1. Eu só li as primeiras páginas pra fazer as primeiras impressões, mas logo continuarei para fazer a resenha completa.
    Esse é meu primeiro contato com alguma obra da Alana e estou amando.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso! Espero que goste quando ler todo.

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá :)
    Apesar do enredo ser bem interessante, acredito que não leria :(
    Mas adorei sua resenha!

    Um feliz natal!
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser interessante e Seth parece ser um personagem intenso. Não imaginaria que tivesse sido baseado em uma pessoa real.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim. É um personagem muito intenso e baseado em fatos reais. =O

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Brenda!
    Parece ser uma história bem interessante, ainda mais sendo baseada em fatos reais.
    Que bom saber que não tem enrolação, adoro autores que vão direto ao ponto.

    Feliz Natal!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É maravilhoso também por isso.

      Feliz natal!!
      Beijos!!

      Excluir
  5. Quero muuuito ler esse livro também, gosto bastante de histórias com personagens psicopatas, que aliás não são nada fáceis de serem construídos, então se a autora conseguiu fazer isso com maestria, deve ter ficado incrível mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Jogador n°1", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Esse tipo de personagem precisa ser muito bem pensado e muito bem escrito para fazer a história ficar tão boa, e essa ficou!

      Beijos!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Histórias baseadas em fatos reais sempre me chamam atenção e me deixa curiosa. Ótima resenha! Parece ser um livro bem interessante e legal.
    Beijos.
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Alana, tudo bem?
    Já tinha lido uma outra resenha sobre o livro, mas sua resenha foi que me elucidou alguns pontos. Parece ser uma leitura forte e interessante.
    Dica anotada.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso! É uma leitura maravilhosa mesmo.

      Beijos

      Excluir
  8. Eu estou louca para ler esse livro,e a resenha está maravilhosa!
    Amei o blog,já to seguindo <3
    http://blogexpelliarmus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Espero que possa ler e goste da história.
      Obrigada!

      Beijos

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo