Resenha - O amor está no quarto ao lado

domingo, 5 de abril de 2015
Título: O amor está no quarto ao lado.
Autor (a): Li Mendi.
Número de páginas: 188.




Sinopse: 
Jeniffer é uma jovem estudante que perde o padrasto em um acidente de serviço militar. Antes de morrer, este lhe confia aos cuidados do capitão Ruan. O amor que nasce entre eles é arrebatador e mexe com os corações. Os dois mal percebem que não precisam ir tão longe para serem felizes. Porque o amor pode estar bem ali, no quarto ao lado.



Por: Brenda Sousa.

"O processo de adquirir confiança em uma pessoa é semelhante a uma criança que está em cima de uma árvore e seu pai lhe estica os braços e diz: "Pula". A criança confia e se atira de qualquer altura, porque sabe que ele não vai deixá-la cair. Uma hora, somos a criança que fecha os olhos e se atira e, em outra, somos o pai que transmite a confiança."
 O amor está no quarto ao lado, Li Mendi.


Jeni é uma garota de 17 anos, que foi abandonada pela mãe ainda criança e perdeu o padrasto militar recentemente. Ruan, que trabalhou com o padrasto de Jeni, ao presenciar a morte do colega, acabou tendo que se responsabilizar pelo último pedido do rapaz: cuidar de Jeni. Como militar, Ruan é um cara sério, muito responsável com tudo e apaixonado pelo que faz e pelo seu país. Jeni está estudando para o vestibular, já passou boa parte da sua vida sem sua mãe por perto e descobre que perdeu o padrasto. Digamos que não é uma vida muito normal/tranquila para uma adolescente (quase adulta) da sua idade, certo?  Nos primeiros capítulos do livro, fiquei um pouco com o pé atrás com o Ruan, me deu um pouco de medo a sua postura militar extrema, e não sei se seria tão corajosa como Jeni para ir morar com um homem que não conheço e que aparece na porta de casa dizendo que está responsável por "cuidar" de mim. Pois é neste contexto que Jeni e Ruan começam a conviver mais intensamente e a se conhecer melhor.

Diante desta convivência, um grande e conturbado amor vai crescer. Me assustei ao notar que se tratava de um sentimento de um homem mais velho por uma garota no último ano do seu ensino médio, e ao mesmo tempo parei para pensar: "Ué, por que não?", desde que haja respeito e amor, não há problema algum. Porém, ainda na sociedade que vivemos, conforme é trazido no livro, trata-se de um grande amor proibido, que gera olhares tortos, julgamentos e muita gente se metendo na vida alheia. A Li, pouco a pouco, te faz abrir os olhos e ver que, mesmo com seus problemas como qualquer outro relacionamento, esse é um amor possível sim e que pode nos ensinar muito sobre paciência, respeito, confiança e amor, através de diferentes pontos de vista.


"O mais difícil é se soltar da pessoa que gostamos. Ela vai embora com seu corpo, mas a alma está acorrentada a nós. É preciso abrir o cadeado e libertá-la. Caso contrário, não amaremos nunca mais." 
O amor está no quarto ao lado, Li Mendi.


A história se passa no Rio de Janeiro, e ah!! Uma das grandes vantagens de ler livros nacionais é poder se sentir pelo menos um pouquinho em casa, ainda que você não viva na cidade em questão. Em vários momentos da história, encontramos diversas referências à beleza da cidade e para mim foi fantástico ler descrições carinhosas sobre certos lugares que já tive oportunidade de visitar. É aquela sensação de poder se colocar no lugar dos personagens e/ou  de parecer que estamos observando de longe, sentados no banco de uma praça próxima, toda a história se desenrolar.

No decorrer da minha leitura, tive as mais diversas emoções possíveis. Comecei a ler acreditando que seria uma história sobre superar barreiras e preconceitos diante de um relacionamento de um homem mais velho com uma adolescente aos seus 18 anos (Ruan é um cara respeitoso, menores de 18 não! hahaha). De fato, o assunto é tratado em diversas situações no livro, mas há TANTAS outras coisas ditas, tantas outras mensagens importantes e tantas angústias e desesperos a se viver nessa leitura! Eu senti que estava em vários livros diferentes ao mesmo tempo, tamanha foi a confusão sentimental em que me encontrei durante a leitura. E isso dá uma vontade tremenda de continuar devorando o livro, sabem? Aquele desejo de ver o que vem pela frente, sem nem desconfiar que rumo a história pode tomar. Foi exatamente assim que fiquei até as últimas palavras do livro. Esse é o grande motivo pelo qual indico a leitura a qualquer pessoa que goste de romance, porém também de suspense, um pouco de ação e de tensão, e de histórias familiares. É um livro que te convida a mergulhar nele de corpo inteiro e, com certeza, em alguns aspectos da história qualquer leitor vai conseguir encaixar um pouquinho de sua vida. 


"As pessoas mesquinhas não suportam o fato de outra ser feliz de uma maneira diferente do padrão. Isso causa um ruído perturbador na cabeça delas." 
O amor está no quarto ao lado, Li Mendi.


Terminei de ler o livro muito contente por ter escolhido ele como leitura da vez. Foi muito gostoso, como sempre é ler um livro da Li. Eu sou suspeita, porque em diversas outras resenhas já disse que adoro livros que nos tragam a visão de mais de um personagem sobre uma mesma história. É incrível ver como diferentes personagens veem os mesmos momentos de forma totalmente diversa, às vezes, e totalmente igual, em outras. Além do mais, o grande suspense que fica de um capítulo para outro em alguns momentos do livro é de matar e me fez engolir mais de 100 páginas em um só dia! No fim das contas, terminei com lágrimas nos olhos, contente por ter acompanhado as reviravoltas na história de Ruan e Jeni e ver que, mesmo com todas as adversidades e problemáticas da vida, as coisas podem, sim, dar certo. Fica a indicação!


Para quem quiser ler os livros da autora, basta ir no seu site e baixar gratuitamente! Eles são muito divertidos, bem diferentes uns dos outros e com uma pitada que prende leitores de  todos os gostos! 
Site: www.limendi.com.br/livros


Quer conhecer a autora nas redes sociais? Anote aí:

site: limendi.com.br
e-mail: li@limendi.com.br
perfil da autora: facebook.com/escritorali.mendi
fanpage: facebook.com.br/limendi
grupo Fã-Clube: facebook.com/groups/faclubelimendi
wattpad: wattpad.com/user/LiMendi
widbook: widbook.com/profile/li-mendi-8709
instagram: @autoralimendi
twitter: @limendi
pintrest: pinterest.com/limendi
google Plus: plus.google.com/u/0/+LiMendi

1 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

1 comentários:

  1. Obrigada pela belíssima resenha!!! Fico muito contente que tenha aberto esse espaço para mim! Beijos.

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo