Preconceito Literário

domingo, 19 de abril de 2015
Boa tarde, leitores!

Então, hoje estamos aqui para falar um pouquinho sobre o assunto "Preconceito literário".  A maioria dos leitores já passou ou passa por certos preconceitos ao dizer ou ao ser visto lendo um certo livro o qual as outras pessoas julgam infantil, besta, entre outros adjetivos desagradáveis. Coisas de gente que julga o livro pela capa.

Na última semana eu estava lendo "Como eu era antes de você" e ouvi de um colega meu, que se diz leitor também, um comentário do tipo: "Aff, é um romancezinho.", só ao ver os desenhos (fofíssimos) da capa. Na hora me revoltei, mas fiquei calada. Apenas lhe disse: "Leia a sinopse", e foi nesse momento que ele mudou de ideia. 

Esse acontecimento me fez refletir por alguns dias. E se fosse um livro de romance, qual o problema? Não posso ter meus gostos, não posso sair na rua demonstrando os meus gostos sem ser julgada por isso? As pessoas muitas vezes querem se dizer "cultas" por lerem livros deste ou daquele autor, mas não conseguem compreender que para outras pessoas a leitura é um universo muito maior do que um rótulo pode delimitar. Ler, para nós, é um exercício para a fantasia, é uma forma de se livrar deste mundo cheio de problemas, independente do que trate o livro.  A única pessoa que tem que gostar é aquela que está lendo aquele livro específico!

De fato, cada um pode gostar ou deixar de gostar do que quiser, mas isso não dá o direito de falar mal daquilo que não gosta para os outros, certo? Então eu levanto minha bandeira contra o "Preconceito literário" e reafirmo: Leio esse livro sim, e daí?? Quando perguntarem de que livro você gosta, responda, argumente e explique que ninguém tem nada a ver com isso. Todo livro é um livro e tem um poder magnífico sobre nós. Todo livro é capaz de nos levar a um outro mundo e todos eles devem ser valorizados, independente da história que venham nos contar. O importante mesmo é ler, se permitir viajar, se permitir mergulhar em novos universos acada título lido!


Aos preconceituosos, fica a dica, independente de qual seja:


1 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

1 comentários:

  1. Nossa, ótimo assunto. E o preconceito vem justamente de quem se julga leitor e amante por livros. Hoje eu aprendi a ler qualquer estilo, em qualquer formato porque o importante é conhecer/ler.

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo