Literatura como forma de estudo

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
Olá, leitores!

Sabe quando a gente não consegue estudar uma matéria na escola? Pois é, isso acontece com todo mundo, seja por uma possível falta de tato do professor para explicar, seja por não conseguirmos entender a teoria por si só. 

História era uma de minhas matérias favoritas no colégio, mas para muitos era um martírio. Hoje, a dica para os estudos fica por conta dos livros que abordam a Segunda Guerra Mundial. O terror que Hitler espalhou pelo mundo é muito explorado pelos professores, ou pelo menos deveria ser, uma vez que é uma forma de relembrar os horrores que já foram cometidos, prevenindo os futuros habitantes de cometerem o mesmo erro.

Assim, aqui vão 3 dicas de livros sobre o assunto!

O colecionador de lágrimas e Em busca do sentido da vida - Augusto Cury

As duas obras (sendo uma continuação da outra) abordam minunciosamente a mente de Hitler, explorando a forma que ele manipulava e conduzia a sociedade alemã, além de trazer um panorama importante da época do massacre dos judeus.

O menino do pijama listrado - John Boyne

Este livro já teve resenha aqui no blog (clique para ler). Bruno traz para nós, leitores, uma visão ingênua da Segunda Guerra, pois ainda é uma criança. Entretanto, talvez mesmo por essa pouca capacidade de compreensão do mundo real vinda do pequeno garoto, a obra é extraordinária, nos fazendo refletir sobre o preconceito que os adultos têm, e nos ensina que a amizade é um elo muito forte e que pode atravessar qualquer barreira, até mesmo a das diferenças sociais. 

A menina que roubava livros - Markus Zusak 

Acredito que Liesel Meminger seja uma conhecida de muito de vocês, não é? A garotinha, filha de pais comunistas, traz para nós a esperança quase inexistente entre a maior parte dos moradores da Alemanha nazista, que nasce no seio de uma família divertida e acolhedora, na amizade com um judeu e um menino inteligente e apaixonado, além de ver a salvação na leitura e na escrita. 

Espero que tenham gostado das dicas. Parecem óbvias, pelo menos duas delas, mas não. Tem muita gene que não leu nenhuma, talvez por não ter interesse ou por achar que são superficiais, mas garanto que o ponto de vista de cada uma irá transformar a percepção de vocês em relação ao preconceito, o valor da amizade e das destruições psicológica e social que a guerra pode trazer. 
0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo