Curiosidades sobre livros e autores

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Boa noite, leitores!!!

Vocês já pararam para pensar que, em cada livro que lemos, existem por trás histórias desconhecidas? Já pensaram em qual motivo levou o autor a escrever aquele livro, como foram os primeiros rascunhos, como foram elaboradas as personagens? 

Além de tudo isso, já pararam para se perguntar quantos livros já foram publicados no mundo (e, consequentemente, quantos faltam comprar. hahahaha)? Então, por essas e outras dúvidas, fomos fuçar a internet para buscar curiosidades relacionadas aos livros e à literatura no Brasil e no mundo. Confiram abaixo! 


Curiosidade 1. "No livro "Eu me chamo Antônio", Antônio é o personagem de um romance que ainda vai ser escrito. Frequentador assíduo de bares, ele despeja seus comentários sobre a vida, suas alegrias e tristezas, em frases e desenhos rabiscados em guardanapos com grandes doses de irreverêcia e pitadas de poesia." 

(Fonte: http://www.travessa.com.br/EU_ME_CHAMO_ANTONIO/artigo/387d0919-71d6-454e-bf72-3fae3ddc03df)


Curiosidade 2. "Conforme inventário da UNESCO de traduções de livros, Agatha Christie é a autora mais traduzida em todo o mundo, com 6.598 traduções de seus contos, romances e peças teatrais."

(Fonte: http://www.soliteratura.com.br/curiosidades/fatos_curiosos/#).


Curiosidade 3. "A escritora inglesa J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão."

(Fonte: http://www.soliteratura.com.br/curiosidades/fatos_curiosos/#).


Se isso for mesmo verdade, haja punho!! hahahha 



Curiosidade 4. "O livro infantil mais caro foi o exemplar de Alice no País das Maravilhas que pertencia ao próprio Lewis Carrol. Custou quase 2 milhões de euros." 

(Fonte: http://balcaodebiblioteca.blogspot.com.br/2014/03/12-curiosidades-sobre-livros-e.html).


Curiosidade 5. "Quantos livros já foram publicados na história moderna? Segundo cálculos do Google, o número seria 130 milhões de livros, ou 129.864.880 para ser exato."

 (Fonte: http://www.uece.br/feclesc/index.php/noticias/14-lista-de-noticias/292-curiosidades-quantos-livros-existem-no-mundo-google-sabe).


Curiosidade 6. "A Unesco ( Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomenda que haja uma livraria para cada 10 mil pessoas .No Brasil ,com 190 mil habitantes,temos 2.700 livrarias uma para cada 70 mil habitantes." 

(Fonte: http://livronasmaos.blogspot.com.br/2013/02/curiosidades-sobre-livros.html)


Não é uma injustiça que isso não seja cumprido?? E, ainda assim, as livrarias não estão cheias ou amarrotadas de pessoas desejando livros. É uma pena que o preço dos livros publicados ainda sejam absurdos em alguns casos, também. Mas vamos lá, mudar o rumo desta história, leitores! 


Curiosidade 7. "Natalie McDonald, do livro Harry Potter e o Cálice de Fogo, foi uma pessoa real. Era uma garota de nove anos. Residia em Toronto, no Canadá, e possuía leucemia. Ela escreveu uma carta a J.K Rowling perguntando o que aconteceria em seguida nos livros de Harry Potter, pois não poderia viver o bastante para conseguir lê-los. J.K respondeu à menina, mas esta faleceu um dia antes da chegada do e-mail. Em homenagem, J.K tornou Natalie uma estudante do primeiro ano de Hogwarts, sendo escolhida pelo chapéu Seletor a entrar para a Grifinória – a casa dos corajosos. Mais tarde, quando J.K foi ao Canadá para uma tour promocional de Harry Potter, visitou a família da menina."

 (Fonte: http://www.openpage.com.br/2011/02/por-dentro-dos-livros.html#ixzz3O8E2AMoA).

J. K. sendo J. K. sempre carinhosa e atenciosa com seus leitores.


Curiosidade 8. "Você sabia que para escrever Jogos Vorazes, a Suzanne Collins se inspirou em cenas da Guerra no Iraque transmitidas pela TV?"

 (Fonte: https://clubdelivros.wordpress.com/2014/05/23/mais-curiosidades-sobre-livros/)


Curiosidade 9. "A palavra O.K, muito usada em A Culpa é das Estrelas, é a palavra mais falada do mundo!"

 (Fonte: https://clubdelivros.wordpress.com/2014/05/23/mais-curiosidades-sobre-livros/)


E então, gostaram? Sabem de mais alguma novidade? Nos conte, vamos compartilhar informações!

0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo